domingo, 2 de novembro de 2008

Reflexão sobre a ficha:Consequências da Modernidade


A ficha abordou as consequências da modernidade e surgiu como um a alerta para mim, fez-me parar para pensar que talvez a modernidade não é assim tão boa. Pois com o aparecimento da modernidade, perdeu-se o referencial dos tempos anteriores, o da pequena comunidade e o da tradição, que dava segurança às pessoas, surgindo em seu lugar as grandes organizações, caracterizadas pela impessoalidade. No mundo moderno, passamos a sentir-nos inseguros e solitários, privados do apoio psicológico e da protecção que encontrávamos nos ambientes mais antigos. Na nossa vida familiar dependemos todos os dias dos electrodomésticos do computador, telemóvel, etc. se temos problemas com os carros recorremos aos mecânicos, se temos problemas legais temos os advogados. Enfim dependemos de outros conhecimentos que não temos e que temos de confiar nos peritos.
Parando para pensar e olhando-me ao espelho, vendo novos cabelos brancos todos os dias a aparecer sinto que se calhar a minha filha que já nasceu com esta tecnologia, não irá sequer pensar da mesma maneira que eu, e para ela esta tecnologia, este desenvolvimento é normal. Mas eu lembro-me na minha infância que estava mais tempo com a minha família do que ela está, e sinceramente isso não muito bom para ela nem para mim sendo a família uma base importante para o seu crescimento. Penso que as pessoas do século XXI se vêm, e a sua época como se os seus padrões de civilização e racionalidade estivessem muito além da crueldade de antes, e o das sociedades menos desenvolvidas de hoje. Apesar de todas as dúvidas que envolveram a confiança no progresso, a imagem que essas pessoas têm de si mesmas permanece entranhada em tal convicção. Entretanto os nossos sentimentos são contraditórios, um conjunto de amor e de ódio, de orgulho e de desespero – orgulho na extraordinária capacidade para as descobertas e as iniciativas corajosas da nossa época, e para os progressos que se assiste, desespero a respeito das suas próprias e injustas crueldades.
Actualmente, vemo-nos envolvidos em questões que dizem respeito ao crescimento das incertezas que caracterizam os caminhos de nossa civilização. Infelizmente, apesar de todo o desenvolvimento material, técnico e científico, moral e filosófico, e das terríveis experiências, guerras, separações, depressões acabamos por estar dependentes da tecnologia e dos Peritos.
Em concordância com Anthony Giddens (1997, p.76), podemos concordar que o período em que vivemos “ (...) é mais ou menos parecido com uma aventura perigosa, que cada um de nós, querendo ou não, tem de participar”.


Sem comentários: