quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Reflexões sobre o documentario "olhos azuis"





A) Será que as crianças odeiam de forma instintivas pessoas diferentes delas? (explique)
B) Pode uma sociedade ser educada para odiar?
Pode concretizar com exemplos da nossa história?
E na nossa sociedade de hoje?
C) O que é o preconceito? É aprendida? Quem o ensina?



A- Penso que as crianças não tem ódio dentro delas, não nasce com elas nem com nenhum de nós, o ódio é aprendido como o falar o comer e o andar.
Quando uma criança entra por exemplo na escola e começa a brincar com uma criança negra ela não vê nenhuma diferença entre ela e a nova amiga de brincadeira. Mas os pais por exemplo e as sociedades é que começam a apontar as diferenças e aí começam as separações, o medo e os ódios.
B- Por mais aberrante que seja essa ideia já aconteceu no passado como é do conhecimento de todos com o Hitler, em que as crianças e os jovens eram ensinados a discriminar e odiar. Nas sociedades actuais esses ódios também ainda existem em algumas pessoas só que estão camuflados. Aparecem pontualmente em alguns grupos e logo se tenta apaziguar essas situações. Pois o ser humano já evolui e nesse percurso não concebe a ideia de lembrar factos tristes da história passada e por isso os ódios ficam adormecidos.

C- Será uma atitude discriminatória em relação aos outros e que se manifesta com o afastamento dos outros e em relação aos outros.

Pode ser aprendido e também motivada pela sociedade, pela família e por exemplo amigos .

Sem comentários: