quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Ficha de trabalho sobre o documentário "olhos azuis"

Ficha de trabalho n.º. 1 - 16/09/2008 formadora Prof. Margarida
Com base no visionamento do documentário "olhos Azuis-Blue Eyed", redija um relatório no qual apresente a sua perspectiva sobre os seguintes problemas:
1) Situações na sua vida em que sentiu racismo e/ou discriminação social.
2) De que modo é que este tipo de situações pode limitar/condicionar o(s) sabere(s) adquiridos ao longo da vida?
3) Que soluções propõe?
Prepare e apresente os referidos problemas e seu plano de resolução perante o Grupo de Formação.
1- Quase todos nós na nossa vida, passámos por situações em que estivemos perante discriminação social em várias situações da nossa vida. Também já assisti a algumas situações em que era evidente a discriminação em relação à raça e também quanto ao sexo.
Lembro-me de uma situação há muitos anos atrás, que se passou comigo, quando acabei o nono ano de escolaridade. Na altura abriu concurso para a PSP e eu que até gostava de ter ido à tropa achei giro e acabei por concorrer. Tinha o nono ano que eram as habilitações exigidas e concorri.
Qual não foi o meu espanto ao ver que tinha sido excluída por não ter altura suficiente. Fiquei triste na altura, mas agora até acho piada, pois hoje em dia isso já não é impedimento para entrar na PSP, vejo pessoas fardadas ainda mais baixas.

2-Estas situações podem limitar ou condicionar a vida das pessoas e logo ai acabamos por estar a ser prejudicados. No meu caso não foi muito grave, mas em outras situações semelhantes pode ser muito complicado.
Quando alguém nos impede de fazer alguma coisa de que gostamos está a limitar os nossos conhecimentos, saberes e impede-nos de adquirir novos conhecimentos e até formas novas de viver a nossa vida.

3-As soluções às vezes são muito fáceis, o ser humano é que não está muito empenhado em modificar a sua vida em benefício dos outros, pensa e age só a pensar em si mesmo, a olhar para si próprio e aí as soluções nunca são suficientes para alterar seja aquilo que for na vida das minorias. Para acabar com a discriminação bastaria apenas tratar o próximo, como nós gostaríamos de ser tratados.



Emília Gonçalves
Turma G1 nº 7

Sem comentários: